Exposição 2018

28-09-2018

A oitava exposição individual de Maria Madalena tem como tema transversal a trama (cruzamento de linhas).

SOBREPOSTO explora a trama através da sobreposição de músicas e das suas respetivas pautas.

O conteúdo evolve para a observação das diferentes reações que cada indivíduo tem à mesma música. A criação de um vídeo que demonstra este movimento de reação ao ritmo apenas com os pés deu origem à exploração da materialidade dos atacadores, o único elemento com condição de linear presente nos sapatos. Estes também criam um padrão e uma trama no calçado, mas fora do seu elemento e funcionalidade, num conjunto, formam uma sobreposição de linhas que definem uma mancha. O estudo da linha, formada agora por atacadores, vai definir e materializar as diferentes ações. Conjuntos de atacadores vão determinar diferentes ritmos, criando uma ideia de sobreposição e concentração.

Esta exploração resulta numa peça escultórica, TRAMA, uma estrutura metálica retangular onde pendem 200 atacadores revestidos em resina na tentativa de lhes tirar a condição de maleáveis, criando um padrão suspenso no espaço formado por uma trama de linhas.

As duas telas e os três desenhos da exposição representam frames do vídeo que deu origem aos atacadores e que mostrava 6 diferentes pares de pés em movimento. As cores nas telas surgem como criação de contraste e emoção nas mesmas, remetendo para o carácter dinâmico do vídeo.

© 2017. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora